02/08/2010
07/07/2010
![]()
26/07/2010 – Embrapa avalia mandioca
Pesquisadores da Embrapa Mandioca e Fruticultura Tropical estão estudando a mandioca como fonte de vitamina A, Fe e Zn, componentes responsáveis pela maior deficiência nutricional em países subdesenvolvidos e regiões mais carentes, em particular Nordeste brasileiro. O trabalho, conduzido pela pesquisadora Wania Maria Gonçalves Fukuda, constatou que, além de carboidratos, a mandioca é fonte de ferro, zinco e de carotenóides encontrados nas raízes de coloração amarela.
Em Mato Grosso, técnicos da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) e produtores rurais elaboraram diretrizes técnicas para o cultivo da mandioca no Estado, a ser lançada em agosto. O objetivo é definir a metodologia recomendada no processo de produção do tubérculo para o consumo in natura, produção de farinha e de fécula.
O diretor técnico da Empaer, Almir Souza Ferro, diz que as novas orientações técnicas propõem um aumento na produtividade de 14 a 20 toneladas por hectare, enquanto a média no Estado não passa de 14 toneladas por hectare.
Os produtores locais utilizam as variedades olho junto, fécula branca e fibra, recomendadas pela Embrapa. Essas variedades são plantadas também no Paraná e Mato Grosso do Sul. Almir explica que a diretriz técnica apontou a necessidade de pesquisa e, após dois ciclos da mandioca, será observado o resultado, ou seja, em dois anos, dependendo das variedades com ciclo precoce (12 meses) utilizadas para consumo in natura, semi precoce (12 a 18 meses) e tardia (acima de 18 meses) para fabricação de farinha e fécula. Contudo, o pesquisador diz que ainda não há planejamento para estudos como os que estão sendo realizados pela Embrapa Mandioca.
Fonte: Gazeta Digital